Aprendizado por projetos se consolida nas escolas.

Aprendizado por projetos se consolida nas escolas.

Artigos, Home, Inovação na Educação, Post
CADA VEZ MAIS INSTITUIÇÕES DE ENSINO INCORPORAM O MÉTODO COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER ESTUDANTE DE MANEIRA INTEGRAL Luciana Alvarez, especial para o Estadão Adriana Fóz, em colaboração Com a promessa de desenvolver os alunos de maneira integral – e não apenas o lado cognitivo -, cada vez mais colégios passaram a incluir em currículos o trabalho por projetos. Embora estejam quase onipresentes nas escolas atualmente, tanto particulares como públicas, há formas muito variadas de serem aplicados e pesos bem diferentes na proposta pedagógica. Na Escola Concept, o ensino é exclusivamente por projeto. Conteúdos, habilidades e competências a serem desenvolvidos a cada ano são reunidos dentro de alguns; em geral, são dois ou três a cada trimestre. Priscila Torres, diretora da unidade paulista, explica que todos os parâmetros e os…
Leia mais

Depressão deve ser prevenida desde a infância

Artigos, Home, Post
Adriana Fóz colaborou. Matéria publicada no site Rede Notícia-Fatos e Notícias do Brasil. Elton Alisson  |  Agência FAPESP – Considerada o mal do século pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão já desponta como a terceira maior doença entre adolescentes e é a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 25 anos no mundo. A fim de prevenir o desenvolvimento desse transtorno mental nessa fase da vida é preciso dotar as crianças de habilidades socioemocionais para que sejam capazes, desde cedo, de lidar melhor com emoções e situações de estresse que possam desencadear a doença no futuro. Continue lendo em: https://www.redenoticia.com.br/noticia/2020/depressao-deve-ser-prevenida-a-partir-da-infancia-avaliam-especialistas/159181
Leia mais
Frustração e Estresse em tempos difíceis.

Frustração e Estresse em tempos difíceis.

Artigos, Neurociências, Post
Se perguntar para um pai ou uma mãe: Você quer que seu filho se torne maduro, autônomo e independente? Quer ainda que seja automotivado, feliz e satisfeito com sua vida? Se a resposta for sim, não haverá outro jeito para alcançar seus objetivos paternais e maternais, do que ajudá-lo a superar frustrações. Dizer o “não”, o “espera”o “agora não pode”. Desde já afirmo que ajudar não é fazer por, comprar o objeto de desejo ou terceirizar responsabilidades. Uma criança que é o centro das atenções de um lar, que pode tudo o que quer ou que tem sempre um dos pais a protegê-la de seus erros, treinará menos a tolerância, a resiliência, a perseverança. De outra forma, os pais que sempre atacam quem o critica e que sofre mais do…
Leia mais

Qual a idade ideal para a criança começar a aprender outra língua?

Artigos
Com a volta às aulas, começam também as matrículas nos cursos extra-curriculares. Esporte, música e, claro, outro idioma estão entre os mais procurados pelas mães. Com tantas opções no mercado, podem surgir algumas dúvidas: coloco meu filho no inglês agora ou deixo para daqui alguns anos? De acordo com uma pesquisa feita por cientistas ingleses e americanos, de 2013, existe um período crítico de formação no cérebro para o aperfeiçoamento da linguagem entre os 2 e 4 anos de idade. Em outras palavras, isso significa que, nessa faixa etária, os circuitos cerebrais associados à linguagem estão mais flexíveis, daí a facilidade das crianças pequenas a aprender e a falar uma nova língua como um nativo. Os pesquisadores das universidades Kings College (Londres) e Brown University (EUA) chegaram a essa conclusão…
Leia mais

neurociência transforma formação de professores

Artigos
A regra do jogo é simples: um grupo de professores, cada um com um copo vazio. Quando são apresentados a situações que causem raiva, despejam um pouco de líquido no copo. Indisciplina, agressividade e desatenção são situações corriqueiras que acontecem em sala de aula, mas para muitos deles podem fazer transbordar o copo. Esta é uma das atividades realizadas pela equipe do programa Cuca Legal em 17 escolas de São Paulo. O objetivo é mostrar para os docentes do ensino fundamental a importância da educação emocional. Na base dos exercícios está a neurociência. — Os professores aprendem como o cérebro funciona, como é provocada a empatia e como o controle de impulsos impacta no aprendizado — diz a neuropsicóloga e coordenadora do programa, Adriana Fóz: — Se o professor não…
Leia mais