Como escolas brasileiras estão ajudando crianças a lidar com as emoções.

Um levantamento da Associação de Líderes de Escolas e Faculdades (ASCL, na sigla em inglês) e do National Children’s Bureau, realizado com 338 líderes escolares britânicos, indica que mais da metade deles (55%) observou aumento significativo de estudantes sofrendo de ansiedade e estresse nos últimos cinco anos, enquanto mais de 40% disseram ter notado um grande aumento no cyberbullying.

Além disso, quase oito de cada dez entrevistados (79%) disseram ter visto um aumento de comportamentos de autoagressão ou pensamentos suicidas entre os alunos.

Falar sobre emoções com os pequenos, portanto, é tão fundamental quanto ensiná-los a lavar as mãos antes das refeições. Isso os encoraja a tentar encontrar palavras que descrevam o que estão sentindo. Serve tanto para lidar com os sofrimentos impostos pela vida quanto para evitar problemas mais graves como os citados acima.

Cuidar da saúde mental, infelizmente, não é prioridade em nossa cultura, mas algumas escolas estão tentando mostrar sua importância desde os primeiros anos de vida.

Em São Paulo, por exemplo, crianças do Ensino Fundamental da rede municipal estão desenvolvendo habilidades emocionais por meio do programa de educação emocional Amigos do Zippy. As atividades são desenvolvidas por mais de 100 professores nas escolas das Diretorias Regionais de Ensino (DRE) do Butantã, Campo Limpo e Capela do Socorro. A iniciativa é da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (Asec) e das diretorias de ensino envolvidas.

amigos do zippy

Crianças atendidas pelo Amigos do Zippy

Uma pesquisa no fim de 2016 e divulgada pela Asec apontou que os professores disseram estar conhecendo melhor as crianças de suas turmas e se sentem mais capacitados para ajudá-las a lidar com situações difíceis, como a perda de emprego de um dos pais ou a separação deles.

Segundo uma professora da escola José Dias da Silveira, uma mãe contou-lhe que o filho, que era muito agitado e sempre se envolvia em confusão, está mais calmo, participativo e amigo dos colegas.

Alguns alunos se mostraram mais extrovertidos e passaram a fazer perguntas durante a aula, destaca um educador da escola Engenheiro José Amadei. “Penso que o programa os ajudou nesse sentido, de que podem perguntar sempre e que terão respostas. Estão perdendo o medo de cometer erros”.

A Asec trouxe para o Brasil, no fim de 2016, um novo programa, batizado de Passaporte: Habilidades para a Vida. Voltado para crianças a partir dos 11 anos, o projeto inclui 18 aulas com jogos e brincadeiras apoiados em uma história em quadrinhos. O objetivo é ajudar os alunos a lidarem com quaisquer dificuldades da vida.

Um novo modo de pensar e agir

Há 10 anos, escolas brasileiras que queiram implementar um projeto de educação emocional e mental podem recorrer ao Cuca Legal, desenvolvido pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Uma equipe composta por psiquiatras, psicólogos, pedagogos, terapeutas educacionais e educadores desenvolve ferramentas de ensino e capacita os professores a identificar precocemente sintomas de quadros psiquiátricos, como o transtorno bipolar, e a promover a saúde mental na escola, o que contribui para diminuir o estigma que costuma cercar o tema.

“O conhecimento das emoções permite um novo modo de ser, pensar e agir. Uma pessoa que conhece a si mesma terá condições de perceber e respeitar as emoções dos seus semelhantes”, afirma o projeto.

Reforço na autoestima

Em 2016, os colégios Anhembi Morumbi, em São Paulo, e Anchieta, em São Bernardo do Campo, utilizaram o método educacional VIAe, que visa a estimular entre os alunos resiliência – capacidade de resistir a situações negativas -, autoestima, autoconfiança, autonomia, colaboração, empatia, pensamento crítico, comunicação, consciência do coletivo, e empreendedorismo.

Um dos programas desenvolvidos é o Movimento Futuro, dirigido a alunos do 9° ano e do Ensino Médio. O foco é estimular a realização de sonhos que tragam impactos não só para o estudante, como também para a escola e para o mundo.

A aluna Amanda Finotti, de14 anos, está no 9º ano e sempre teve um sonho: ser psicóloga. Com o Movimento Futuro, ela e a colega Eduarda Huffenbacher organizaram uma roda de conversa na escola, onde abordavam temas como bullying, divórcio e feminismo.

Depois Amanda levou o projeto para além dos muros da escola e foi para a avenida Paulista “exercer” o papel de psicóloga, perguntando, por meio de um cartaz, qual era o sonho das pessoas que passavam por lá.

amanda

A estudante Amanda, que foi psicóloga por um dia

Newsletter

Preencha os campos abaixo e baixe o guia completo: