A perseverança e paciência na pós-adolescência: Carlos Alcaraz, aos 19, vence US Open 2022

A perseverança e paciência na pós-adolescência: Carlos Alcaraz, aos 19, vence US Open 2022

Artigos, Comportamento Adolescente
“Deixe que outros falem de mim, meu papel é trabalhar (jogar)”. Para um tenista tão jovem, ter esta consciência com tão pouca idade pode ser uma das suas grandes diferenças que o levaram a se tornar campeão do US Open 2022 e o número um do mundo.  Veio para o Brasil com apenas 15 anos, onde mostrou que além do seu talento, foi cuidado tanto por seu treinador quanto por sua família. Ele tem uma equipe que cultiva atitudes baseadas na disciplina, no esforço e depois na recompensa. Seu treinador não deu os parabéns antes da conquista. Vejo muitos jovens que aspiram o prêmio antes do esforço. Tenho visto pós-adolescentes sem estas percepções, e muitas vezes são fortalecidos pelos seus pais e ambientes que frequenta, inclusive os escolares. O caso…
Read More
Nomofobia: meu filho é viciado em eletrônicos?

Nomofobia: meu filho é viciado em eletrônicos?

Artigos, Comportamento Adolescente, Desenvolvimento Infanto-juvenil
Este é um tema que cada vez mais preocupa os pais, mas também os educadores, psicólogos, médicos e outros especialistas. E o mais surpreendente é que muitos pais estão tomando consciência do fato por meio dos próprios filhos:  - “Mãe, acho que preciso de ajuda. Não consigo parar de jogar, só fico pensando nisso o tempo todo...” ML, 11 anos.  A fala transcrita acima é impactante por dois motivos: o sofrimento da criança; e a  negligência ou não percepção por parte dos pais. Mas, por ora, vamos falar sobre o que é esta dependência e quais os impactos para a infância.  A síndrome da dependência digital, o medo irracional e incontrolável de ficar sem celular, aparelhos eletrônicos ou acesso ao digital, de modo geral, recebe o nome de nomofobia. Esta síndrome é descrita pelo CID (Classificação Internacional…
Read More
Violência Escolar: Entenda a relação das emoções com a agressividade nas escolas

Violência Escolar: Entenda a relação das emoções com a agressividade nas escolas

Artigos, Comportamento Adolescente, Post
Estudo mostra aumento de 48,5% em casos de violência escolar desde a retomada. Entenda o que as escolas podem fazer para superar conflitos A vida de muitos brasileiros foi impactada pela pandemia de Covid-19. Mesmo aqueles que não foram de fato contaminados pelo vírus, sentiram a saúde mental e emocional ser abalada, apresentando transtornos mentais e sofrimento psicológico, como mostrou o estudo do Observatório Febraban/Ipespe em 2021. E isso inclui o ambiente escolar e as competências emocionais dos alunos, que também foram afetados pelos impactos do isolamento e da pandemia.  Segundo o mapeamento feito pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o Instituto Ayrton Senna, cerca de 67% dos estudantes tiveram dificuldades para controlar e lidar com a raiva e a irritação diante de frustrações. Por isso,…
Read More